Caminhada Emagrece Mito ou Verdade → Leia isso ANTES de…

0
18
Caminhada Emagrece Mito ou Verdade

Será que caminhada emagrece, mito ou verdade? Até onde caminhar ajuda a emagrecer de verdade? Tem como perder peso só caminhando? Qual melhor horário para caminhar? Hoje você aprenderá tudo sobre caminhada para emagrecer.

Caminhar é uma atividade física de baixo impacto e bem fácil de se realizar. Você precisará apenas de uma garrafa de água(para se hidratar) e um par de tênis.

Algumas pessoas acreditam que apenas exercícios de alta intensidade(como corrida, natação), ajudam a queimar calorias, e consequentemente perder peso.

Mas a um grande erro nesse jeito de pensar. Na verdade, há casos onde treinos de alta intensidade mais atrapalham do que ajudam. Mas esse é assunto para outro tópico.



Então, caminhada emagrece mito ou verdade? Depende.. Abaixo vamos explicar mais sobre isso.

Caminhada emagrece ou não

Caminhada emagrece ou não

Para uma caminhada de fato ajudar no processo de emagrecimento, é preciso que você combine 3 fatores, que vamos abordar da seguinte maneira:

  • Que horas é melhor para caminhar – Horário
  • Caminhar rápido ou devagar para emagrecer – Intensidade
  • Quanto tempo caminhar para Emagrecer – Tempo

Após você ler, você entenderá porquê a combinação desses 3 fatores, ajudam realmente você a perder peso rápido.



E esperamos com isso, acabar com aquele mito ou verdade sobre a caminhada.

Que horas é melhor para caminhar

Que horas é melhor para caminhar

Cientificamente falando, fazer sua caminhada ao acordar(isto é, caminhar em jejum, sem ingerir calorias antes de iniciar essa atividade física), ajuda a emagrecer mais rápido.

A explicação é simples: Seu corpo tem menos glicogênio sobrando na corrente sanguínea(proveniente da alimentação), logo ele irá logo atrás das energias estocadas(gordura).

Então, que horas é melhor para caminhar? Em resumo, pela manha, em jejum. Se você não conseguir realizar esse exercício pela manha, pode realizar pela tarde ou pela noite. De preferência em realizar essa atividade, de barriga vazia(~60 minutos) após a ultima refeição.

Só que para esse processo realmente ocorrer de maneira efetiva, vem o 2° fator: a Intensidade do exercício aeróbico.

Caminhada emagrece, é mito ou verdade vai depender também desse 2° fator, e do 3° também que você logo contaremos para você.

Caminhar rápido ou devagar para emagrecer

Caminhar rápido ou devagar para emagrecer

Lembra que falamos que você consegue queimar mais gordura, isto é, emagrecer mais rápido, fazendo sua caminhada em jejum? Bem, isto é verdade.

Se você optar por fazer em jejum, a intensidade do treino, isto é, a velocidade da caminhada não deve ser rápida ao ponto de deixar você ofegante.

A intensidade adequada para uma caminhada que ajuda a emagrecer de verdade, é leve a moderada(de preferência moderada).

Isto porquê, quando em jejum, realizamos uma caminhada em alta intensidade, seu corpo passa a obter energia não da gordura(lipólise) e sim do glicogênio muscular.

Se você quiser ler mais sobre glicogênio, veja no site da natue.

Então, com isso você passa a queimar glicogênio muscular(glicogenólise) ao invés de realizar a queima de gordura, isto é, de degradação das gorduras para geração de energia(lipólise).

Isto também vale para atividades físicas(aeróbicos) realizados sem jejum, isto é, sem esperar aquele período mínimo de 8 horas.

O único problema de fazer sem estar em jejum, é que seu corpo irá primeiro utilizar a glicose que está no sangue(proveniente da sua dieta).

Após isso, ele irá com mais eficiente, aos estoques de gordura, isto é, a partir dali ele vai realmente queimar gordura como fonte de energia.

Quanto tempo caminhar para emagrecer

Quanto tempo caminhar para emagrecer

Agora o 3° fator, que vai definir o quanto caminhar pode ajudar a perder peso, é o tempo.

O ideal é que haja um estímulo, isto é, que essa atividade aeróbica seja realizada por no mínimo 30 minutos.

Muitos praticantes de atividades físicas, realizam treinos que incluem caminhada, de 30 a 60 minutos de duração.

Isto porquê, além de dar um tempo para seu corpo entrar e estabelecer no processo de lipólise(usar gordura como fonte de energia), você consegue obter um melhor rendimento.

Então, caminhada emagrece mito ou verdade? Agora você já deve saber responder essa.

Caminhada emagrece mito ou verdade - Conclusão

Caminhada emagrece mito ou verdade – Conclusão

Hoje falamos sobre caminhada para emagrecer e como ela pode sim, com as técnias que mencionamos, ajudar a diminuir o peso na balança.

Abordamos neste artigo sobre:

  • Que horas é melhor para caminhar
  • Caminhar rápido ou devagar para emagrecer
  • Quanto tempo caminhar para emagrecer

Você deve ter lido sobre que horas é melhor para caminhar. Ali falamos sobre caminhada em jejum, que ajuda a queimar mais calorias porquê o corpo tende a consumir energia através do processo de lipólise, ao invés da glicose.

Também falamos sobre se devemos caminhar rápido ou devagar para emagrecer. Ali, contamos para você que a intensidade leve/moderada são as mais indicadas para quem quer emagrecer e queimar gordura.

Por último, falamos sobre quanto tempo caminhar para emagrecer. Contamos para você que o tempo da caminhada é importante, e que o mínimo indicado e praticado é de 30 minutos.

Esperamos que você, após ler isso, tenha entendido que a caminhada emagrece sim, se você realizar dentro das estratégias que comentamos aqui.

Desejamos sucesso na sua caminhada contra a balança, nós acreditamos que você também pode alcançar seu objetivo.

Comunidade Emagrecer Brasil

Mais que um site, uma comunidade de vencedores!

5 estrelas Emagrecer Brasil
4.8/16 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here