Dieta da Proteína Funciona.. TALVEZ – Não Erre Mais, Aprenda Tudo Aqui

0
282
emagrecer e perder peso sem perder paladar

Vamos te contar tudo sobre a dieta da proteína, ou dieta proteica como muitos preferem chamar.

Esse modo de perder peso ficou em moda nos últimos tempo. A discussão sobre uma dieta de proteínas tem dado destaque pelo fato de fazer você perder peso e emagrecer.

A dieta das proteínas tem como objetivo diminuir o consumo de carboidrato e ter como base na alimentação proteínas e gorduras, principalmente as proteínas.

A ideia por trás disso é bem curiosa e você ficará de queixo caído por trás da explicação científica disso.

Emagrecer e ter uma vida saudável

É verdade que perder peso com  dieta de proteína é possível, mas não pense que é mais uma dieta milagrosa e você irá emagrecer rápido e sem esforço.

dieta da proteina funciona

Dieta da proteína funciona

É fato que você conseguirá perder peso com essa dieta que funciona, e existe uma explicação científica do por que essa dieta pode te trazer resultados incríveis.

Muitas pessoas já estão trocando as dietas tradicionais, no qual existe o balanceamento de carboidratos, proteínas e gorduras pela dieta das proteínas.

Mas calma, não se apresse. Você precisa entender como funciona essa maneira de emagrecer, e entender alguns princípios por trás dela.

Se você já está em uma reeducação alimentar, continue firme e não troque sua alimentação. Ambas as maneiras para emagrecer funcionam, não existe a melhor dieta para emagrecer. a Dieta que funciona é aquela que você consegue seguir por mais tempo.

Emagrecer e ter uma vida saudável

Nessa postagem especial, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre a dieta de proteína. Iremos te mostrar os princípios, porque esse modo de emagrecer funciona, e como ele pode te ajudar. Além disso, vamos ajudar a elaborar  um cardápio dieta da proteína, mostrando um exemplo e citando os alimentos permitidos pela dieta proteica.

 

dieta da proteina emagrece

Por que a dieta da proteína emagrece

A explicação é um tanto curiosa, como uma dieta a base de proteína e gorduras pode emagrecer você? Se você tem algo contra as gorduras, ou acha que a gordura é a vilã, saiba que nessa dieta ela vai ser sua principal aliada.

Vamos te explicar a base de funcionamento: Ao cortar ao máximo o carboidrato, seu corpo entra em choque. Como o carboidrato é a principal fonte de energia, agora ele precisa criar outra maneira de obter energia do seu corpo.

Ai que vem o termo científico cetose. Ao entrar em estado de cetose, seu corpo começa a obter energia através da gordura, através do processo chamado de cetogenese. Na verdade, seu corpo já fez muito isso, nos primórdios dos tempos.

No passado, a dificuldade encontrar comida, correr atrás da caça era muito maior. Basicamente a alimentação diária era feita a base de proteína e gordura, vindas do próprio animal caçado. Essa adaptação garantiu a evolução da espécie, e todos nós temos esse “poder” de transformar energia através da gordura pelo processo de cetogenese.

A dieta de proteína usa dessa maneira para emagrecer. Se você adora bacon, gosta de carnes gordurosas, queijos e derivados, talvez essa dieta sirva para você.

 

dieta proteica o que comer

O que comer na dieta da proteína

Se você quer saber o que comer na dieta das proteínas, fique sabendo que os pratos e possibilidades são infinitas. Mas calma lá, nem tudo são flores. Se você gosta de arroz, feijão, pães, e tudo mais que você está acostumado comer, esqueça!

Basicamente qualquer coisa com pouco carboidrato pode ser usada na dieta de proteínas. Gorduras e proteínas são o foco, e você não deve fugir disso. Em média, você deve dividir na sua  dieta de proteínas, sua alimentação nessas condições: 30% de proteína, 60% de gordura, e 10% no máximo de carboidrato.

Mas atenção ao seguir a dieta proteica, seu corpo pode sair de cetose! Para emagrecer com a dieta da proteína você precisa tomar muito cuidado para não sair daquelas condições.

Para ficar mais fácil de você entender, o indicado nessa maneira de emagrecer, é não passar de 40 gramas de carboidrato por dia. Se você consumir acima disso, você pode sair do estado de cetose, e seu corpo não usará mais a gordura como fonte de energia.

Quanto menor a quantidade de carboidrato você consumir, mais corpos cetonicos, ou melhor, cetogenese seu corpo vai ter. Isso significa queimar mais gordura, pois seu corpo acaba dando preferência a gordura como fonte primária de energia.

Vamos te passar uma ideia de cardápio para a dieta da proteína para você implementar e colher os resultados. Não existe um cardápio da dieta da proteína completo, pois são infinitas combinações, mas depois de ler as opções abaixo você pode começar a criar o seu próprio!

 

cardápio dieta da proteina

 

Cardápio dieta da proteína

Abaixo segue um exemplo de um cardápio para a dieta da proteína, veja como é simples e totalmente possível de seguir essa dieta que emagrece:

Café da manhã Almoço Lanche Jantar
Segunda Leite desnatado com abacate Peixe cozido com espinafre temperado com gotas de limão 3 castanhas + 1 iogurte desnatado Salada de atum com aipo, alface, pepino e queijo
Terça Iogurte desnatado e queijo Frango grelhado com salada de pepino, alface, tomate Leite desnatado com 2 rolinhos de queijo e presunto Salmão grelhado com salada de brócolis, cenoura e tomate
Quarta Leite desnatado com 1 ovo cozido Omelete com queijo e presunto, salada de rúcula Iogurte desnatado com linhaça e 2 fatias de queijo Bife de peru com rúcula, abacate e limão
Quinta Vitamina de abacate com leite desnatado Atum fresco grelhado com acelga Suco de limão com ovo e queijo Frango cozido com aipo e espinafre
Sexta Iogurte desnatado e queijo Peito de frango desfiado com salada de rabanete Vitamina de abacate Omelete com espinafre refogado
Sábado Leite desnatado com 2 rolinhos de queijo e presunto Salada de alface, rúcula e pepino com abacate picado e queijo ralado 3 nozes + 1 iogurte desnatado Sopa de aipo com bife grelhado
Domingo Iogurte desnatado ovo cozido com queijo Bife grelhado com chicória salteada Suco de limão com ovo e queijo Ovo cozido com agrião ao vapor

 

Cardápio dieta da proteína pode ser variada

Você viu como a dieta da proteína pode ser bastante variada? Você não precisa ficar presa nesse cardápio da dieta da proteína, isso é apenas um exemplo de como você pode montar o seu.

Por exemplo, você pode usar frango, alface, verduras e legumes menos densos em carboidratos, azeite de oliva (de preferência o extra virgem), amêndoas, carnes de todo o tipo… Inclusive a carne de porco é livre para ser implementada no cardápio da dieta da proteína.

Para você não ficar por fora dos alimentos permitidos pela dieta da proteína, vamos deixar a lista deles logo abaixo. É totalmente possível perder peso com a dieta da proteína!

 

dieta da proteina alimentos permitidos

Dieta da proteína alimentos permitidos

São muitos os alimentos permitidos na dieta da proteína.

Você precisa apenas de imaginação para criar um prato saboroso e que seja capaz de satisfazer seu apetite.

Lembre-se que você não irá ver por aqui, alimentos como: arroz, feijão, leguminosas, pães, derivados da farinha. Tudo que tem muito carboidrato é abolido ao máximo da dieta, e apenas alguns tipos são permitidos (em quantidades controladas), você verá abaixo.

dieta proteica alimentos permitidos origem animal

Dieta das proteínas – Alimentos de origem animal

De origem animal, o que você pode consumir na dieta proteica:

  • Carnes em geral (de vaca, porco, peixes, frango…).
  • Bacon
  • Ovos
  • Queijos de todos os tipos
  • Manteiga
  • Margarina
  • Salame

Basicamente todos os alimentos com alto índice de proteína e gordura podem ser consumidos. Basta olhar no rotulo do alimento, se ele tiver pouco carboidrato, então pode entrar no cardápio dieta da proteína.

 

dieta das proteinas alimentos permitidos origem vegetal

Dieta das proteínas – Alimentos de origem vegetal

De origem vegetal, os alimentos permitidos pela dieta da proteína são:

  • Cenoura
  • Cebola
  • Alface
  • Repolho
  • Brócolis
  • Tomate
  • Pepino
  • Palmito
  • Espinafre
  • Salsa
  • Berinjela
  • Azeitona
  • Nabo
  • Agrião

Você notou que os alimentos permitidos pela dieta da proteína de origem vegetal são muitos.

Como disse no tópico anterior, basicamente os vegetais com baixo índice de carboidrato são permitidos na dieta.

É muito importante que você cuide a ingestão dos alimentos. Ao contrário das dietas tradicionais, na dieta de proteína, ao consumir muito carboidrato, você sai do processo de queima de gordura.

dieta de proteina frutas permitidos

Dieta das proteínas – Frutas permitidas

Algumas frutas são permitidas nesse modo de emagrecer. Porém, por mais que algumas frutas sejam liberadas, você deve redobrar o olhar na quantidade que você está ingerindo. Normalmente as frutas tendem a ser ricas em carboidrato, então fique de olho!

Lembre-se que a dieta da proteína emagrece, pois, seu corpo entra em estado de cetose, ao consumir muita fruta seu corpo pode sair e você não colherá os benefícios nessa dieta da proteína.

Veja as frutas permitidas na dieta da proteína cardápio

  • Abacate
  • Abacaxi
  • Limão
  • Carambola
  • Pêssego
  • Morango
  • Melancia
  • Melão

 

Dica: A indicação é não consumir mais do que 2 frutas por dia.

 

A dieta proteica é a solução para quem quer fazer uma dieta para emagrecer, mas também gosta de comer carnes gordas, bacon, queijos e outros alimentos como já citamos.

Se nas dietas tradicionais, a fritura é desencorajada, nessa maneira de emagrecer, ela é muito bem vinda. Sim, você pode comer frituras na dieta das proteínas, mas estipule apenas uma refeição por dia para não exagerar, pois a gordura da fritura é ruim para a saúde.

Se você não está acreditando que a dieta proteica funciona, então coloque em prática essa nova tendência para perder peso e veja como ela funciona em você. Teste, se você gostar e se adaptar as exigências, quem sabe agora não vai?

 

dieta da proteina como começar

Como começar a dieta da proteína

Comece cortando os carboidratos de sua alimentação atual pela metade.

Não comece a dieta de proteína com tudo, cortando todos os carboidratos e adotando algum cardápio da dieta da proteína. O principal conselho aos iniciantes nesse modo para perder peso, é começar aos poucos.

Seu corpo precisa se acostumar, isso será um choque para ele. Lembre-se que ele está acostumado a usar o carboidrato como fonte de energia principal, então mudar aos poucos faz bem para sua saúde.

Você perderá peso e vai emagrecer com dieta a base de proteína logo nos primeiros dias. Não só porque ela começou a fazer efeito, mas principalmente que a retenção liquida diminuirá.

Ao cortar o consumo de carboidratos, seu corpo tende a reter menos agua, e a sua retenção liquida diminui.

Muitos fisiculturistas, aqueles artistas de palco, utilizam dessa estratégia nos últimos dias para a competição. A ideia é chegar mais seco e definido para ganhar a competição.

 

dieta de proteina quando funciona

Quando a dieta da proteína funciona

Você precisa saber que seu corpo entra em cetose somente a partir do segundo ou terceiro dia de dieta.

A partir desse tempo, seu corpo estará usando os corpos cetônicos(obtidos através da sua gordura), como fonte principal de energia. Você notará isso ao sentir alguns sintomas, alguns desagradáveis, mas que tendem a diminuir conforme o tempo.

Vamos te mostrar como detectar mais abaixo se você já está em modo de cetose, ou seja, queimando gorduras como fonte primária de energia.

 

dieta das proteinas quando não funciona

Quando a dieta da proteína não funciona

A dieta da proteína não é indicada para quem está acostumada a seguir o modelo tradicional das dietas.

Se você conseguiu montar sua dieta, criou uma rotina e está obtendo resultados, continue nesse caminho. Você não precisa seguir essa dieta da proteína para emagrecer.

 

como saber cetose

Como saber se estou em cetose

Basicamente, existem duas maneiras: percebendo seu próprio corpo, e através de um exame que você mesmo pode fazer em casa.

Você poderá sentir os sintomas mais comuns como: dor de cabeça, clareza de raciocínio, fraqueza, náusea, diminuição da sensação de fome, euforia..

Nada que você não possa aguentar. Esses colaterais são comuns pois seu corpo está trocando sua fonte principal de energia, e durante esse processo ele tende a ficar mais fraco e debilitado.

Você também pode saber se está em cetose usando uma fitinha, chamada de fita keto.

Para isso, você pode comprar em alguma farmácia e realizar o teste em casa, urinando na fita. Ela indicará o seu nível de cetose. Quanto mais em cetose você estiver, mais gordura você está queimando.

Quanto menos carboidrato você consumir na dieta proteica ou dieta da proteína, mais seu corpo queimará gordura, pois o estado de cetose tende a aumentar.

 

dieta proteica não funciona

Dieta da proteína não funciona

Algumas pessoas alegam que a dieta proteica não funciona.

O fato é que seguir uma dieta que restringe o consumo de pão, arroz, feijão, seriais, farinhas é muito difícil.

Estamos sempre comendo esses alimentos, e parar de consumir, mesmo que as poucos, pode ser realmente difícil e doloroso para o corpo e para a mente.

Por isso que a dieta da proteína não funciona para algumas pessoas. Se você adora um arroz com feijão, ou ama comer aquele pãozinho quentinho da padaria, essa dieta pode ser ruim para você.

Infelizmente nessa maneira para emagrecer, escorregar na dieta pode ser fatal. Ao contrário das dietas tradicionais, onde comer uma ou outra besteirinha pode ser recuperada comendo menos na refeição seguinte ou com exercícios físicos.

Sim, a dieta da proteína funciona, mas nem tudo que funciona para um, pode caber bem para outro.

 

Nossa dica para você

Teste a dieta da proteína, a dieta emagrece mesmo, mas se você não conseguir seguir e sentir muita vontade de consumir alimentos com carboidrato, então faça uma dieta tradicional. As dietas tradicionais também funcionam, não existe a melhor dieta para emagrecer.

Como gostamos de dizer, a dieta ideal para você perder peso e emagrecer de verdade, não é aquela que saiu na capa da revista ou que você ouviu de algum amigo.

A dieta que funciona é a que você consegue manter por mais tempo, comendo bem, sem comer exageradamente.

Manter o equilíbrio e a consistência, seja no que for, é o caminho para você alcançar o sucesso. Não tenha pressa, pense alto e comece pequeno.

E lembre-se: perder peso é totalmente possível, basta você querer, persistir e se dedicar todos os dias.

 

Desejamos sucesso na sua caminhada contra a balança, nós acreditamos que você também pode alcançar seu objetivo.

Comunidade Emagrecer Brasil

Mais que um site, uma comunidade de vencedores!

5 estrelas Emagrecer Brasil
4.8/734 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here