Fazer Natação Emagrece ➡️ Benefícios, Dicas e Treino【COMPLETO】

0
290
Fazer Natação Emagrece
Adesivo para Emagrecer Slim Patch funciona mesmo?

Será que fazer natação emagrece mesmo? Veja os benefícios da natação(a 4° é a melhor), como a natação perde barriga e ajuda a perder peso. Nós também vamos te contar sobre um treino de natação para emagrecer, com dicas para acelerar a queima de gordura e ajudar a emagrecer mais rápido.

Natação é uma das melhores atividades físicas para perder peso, embora antigamente muitos profissionais do esporte(professores de educação física) questionassem a eficácia da natação no emagrecimento.

Antigamente, era fácil ouvir leigos e até mesmo profissionais da saúde, falando:

Melhora andar em volta da piscina, do que nadar nela.

Mas será que isso é verdade? Será que nadar não ajuda a emagrecer de forma eficiente?

Hoje vamos te contar se realmente fazer natação emagrece, mostrando artigos científicos que comprovam que nadar ajuda a emagrecer e perder peso com eficácia.

Nós também iremos te contar uma curiosidade sobre a natação, que você deve dar atenção e ficar atenta para não errar e ganhar mais peso.

Adesivo para Emagrecer Slim Patch funciona mesmo?

Além da natação perder barriga(vamos explicar porquê logo mais), nadar é um ótimo exercício para tonificação muscular, articulações, coração, respiração(sistema cardiovascular).. Os benefícios da natação são inúmeros, tanto na questão do emagrecimento, que ajuda a conquistar o peso ideal, quanto na questão da saúde geral.

Benefícios da natação

Benefícios da natação

Existem diversas vantagens e benefícios de quem prática essa atividade física.

Considerada umas das atividades físicas que mais ajudam a melhorar a força e tônus muscular, por causa da resistência da água, nadar possui diversos benefícios.

Trabalha o corpo inteiro

Um dos maiores benefícios da natação é que ela é uma das poucas atividades físicas que trabalham o corpo inteiro, da cabeça aos pés.

Fazer natação emagrece, mas além disso também:

  • Aumenta a frequência cardíaca, sem estressar o corpo
  • Tonifica os músculos, melhorando o tônus muscular
  • Aumenta a força
  • Melhora a resistência muscular

Observação: Para melhores resultados, é recomendado fazer uma dieta para emagrecer com saúde, e seguir uma rotina de exercícios físicos, ou conforme recomendação do seu nutricionista e educador físico.

Natação melhora o sistema cardiovascular

A natação faz seu coração e seus pulmões ficarem mais fortes.

Nadar é tão bom para saúde, que pesquisadores afirmam que nadar ajuda a reduzir o risco de morte.

Estudos apontam que em comparação as pessoas sedentárias, nadadores tem cerca de metade do risco de morte(1).

Além disso, existem estudos que apontam que a natação além de ajudar a perder peso, ela pode ajudar a combater a pressão alta e no controle da diabetes(capaz de regular o açúcar no sangue).

Nadar é indicado para pessoas obesas, com lesões artrite e outros

Se você conhece alguém com artrite, problemas na coluna, obesidade ou outras questões que dificultam a prática da maioria dos exercícios, a natação é o esporte indicado.

Nadar ajuda a reduzir a dor e até mesmo a melhorar a recuperação das lesões.

Existem estudos que apontam que pessoas com osteoartrite apresentaram reduções significativas da dor e rigidez nas articulações.

Neste caso, é indicado procurar um profissional da saúde(personal trainer/educador físico) para auxiliar na prática dessa atividade física.

Logo mais iremos falar sobre treino de natação para emagrecer, antes disso, vamos falar sobre o potencial de queima de gordura e calorias que fazer natação propicia.

Fazer natação emagrece muito – queima calorias

Você sabia que a natação é uma maneira eficiente de queima calorias, e com isso gordura?

Se você quer alcançar seu peso ideal, e gosta de praticar esse exercício físico, saiba que nadar ajuda a perder peso rapidamente.

Para você ter uma ideia: uma pessoa com 75 quilos, queima cerca de 423 calorias por hora de natação(ritmo leve/moderado). Enquanto as pessoas que caminham queimam cerca de 314 calorias por hora.

Leia também -> Caminhar emagrece mais do que correr.

Fazer natação emagrece, e conforme a intensidade e treino, você pode emagrecer mais rápido.

Veja também na G1 – Programa Bem Estar mais benefícios da natação para saúde física, e saiba como ela pode ajudar você a combater a obesidade e o sobrepeso.

Será que natação perde barriga? Como? Iremos falar logo mais sobre isso. Antes, vamos de uma vez por todas contar para você porquê fazer natação emagrece mesmo.

Natação para emagrecer funciona mesmo

Natação para emagrecer funciona mesmo

Usar a natação para emagrecer realmente funciona, mas talvez você esteja fazendo isso do jeito errado..

É verdade que nadar pode reduzir o gasto energético devido ao “efeito de flutuação”, especialmente quando comparamos a exercícios que fazemos fora da piscina.

Porém, se você trabalhar contra o efeito “arrastar” da água, isto forçará mais seu corpo, fortalecerá sua musculatura e fará você queimar mais gordura como fonte de energia.

A acadêmica e pesquisadora da Universidade da Austrália – Kay Cox – liderou um estudo publicado na revista Metabolism – Clinical and Experimental – que comprovou a eficácia da natação para emagrecer.

Neste estudo, composto por mulheres saudáveis porém sedentárias, foram divididos em dois grupos.

O primeiro grupo participou de um programa de natação(treino de natação para emagrecer), e outro de um programa de caminhadas.

O grupo de nadadores(primeiro grupo), perdeu mais peso e cintura(barriga) do que as pessoas do grupo 2, que fizeram o programa de caminhadas.

Treino de natação para emagrecer

Treino de natação para emagrecer

Diferente de caminhar, nadar exige que você aprenda algumas habilidades.

No inicio pode parecer difícil, porém, se você realmente gosta desse exercício para emagrecer, vale o esforço para aprender a pratica-lo.

Há algumas dicas que podem ajudar a fazer um treino de natação para emagrecer dar mais resultados, porém não existem milagres ou truques mágicos em relação a isso.

Confira algumas dessas dicas e treino para fazer natação e emagrecer mais rápido:

Use suas pernas de forma mais intensa

Natação emagrece mesmo, mas quanto maior a intensidade, mais calorias seu corpo consome, e com isso você perde peso mais rápido.

Você não precisa se esforçar ao máximo durante o exercício inteiro. Apenas faça variações de intensidade conforme o treino de natação, assim você conseguirá queimar mais gordura.

Planeje desafios pessoais

Nada melhor do que se auto desafiar e se superar a cada semana.

Estabeleça metas de treino, tempo, intensidade ou simplesmente aumente periodicamente a distância percorrida da natação.

Se supere, não fique na mesmice e assim você ajuda a evitar a homestase, isto é, um estado onde seu corpo “para de perder peso” devido a falta de estímulos diferentes.

Experimente um treinamento intervalado

Para queimar mais calorias, é recomendado nadar usando um programa de treinamento intervalado.

Isso significa fazer uma volta em máxima intensidade(nadar o mais rápido possível), e nadar de volta em uma intensidade baixa/média.

Essa forma pode realmente acelerar o processo de queima de gordura, e é muito utilizada por corredores e ciclistas para melhorar os resultados.

Essa técnica de treino de natação para emagrecer, é muito utilizado em metodologias de treinamento, que você provavelmente já ouviu falar: o treino HIIT(High Intensity Interval Training).

Nadar dá um apetite danado!

A verdade é que nadar aumenta e muito o apetite, principalmente após a prática desse exercício para emagrecer.

Isso é explicado pela temperatura da água(que fica na casa dos 26°/27°), e isso também explica a eficácia da natação no emagrecimento mais rápido e eficiente.

Nosso corpo consome mais energia na água, simplesmente por estar nela. O fato é que nosso corpo gasta energia, isto é, acelera o metabolismo – através do efeito termogênese) para voltar a temperatura normal do corpo.

Exercícios mais feitos, como caminhada ou corrida, tendem a aumentar a temperatura do corpo, e isso tende a suprimir(diminuir) a fome após o exercício.

Na natação, o efeito é o contrário. Isso também é motivo de atenção na prática desse exercício: Cuide da alimentação para não perder horas de treino!

Natação perde barriga

Natação perde barriga

Que natação emagrece mesmo, você já sabe. Mas será que natação perde barriga?

A verdade é que sim. Assim como qualquer atividade física, que promove a queima de gordura(caminhar, correr, pular corda), nadar perde barriga.

A questão é que a natação é uma das atividades físicas que exigem bastante da musculatura do abdômen. Por essa razão, isso ajuda a melhorar a resistência e tonificação dos músculos da região do abdômen.

Mas não espere milagres. A natação emagrece e funciona como uma exercício de alta queima calórica. Porém, aliar a uma reeducação alimentar, ou dieta é necessário para obter os melhores resultados(tanto de desempenho físico, quanto resultados na balança).

Fazer natação emagrece - Conclusão

Fazer natação emagrece – Conclusão

Hoje nós falamos sobre um dos esportes e exercícios para emagrecer mais poderosos para queima de gordura e tonificação muscular: A natação.

Você deve ter percebido que os benefícios da natação vão além do emagrecimento, ajudando no sistema cardiovascular, recuperação de lesões, no combate a obesidade e sobrepeso e diversos outros benefícios.

Também falamos sobre porquê fazer natação emagrece mesmo, onde contamos que a temperatura da água força nosso corpo a gastar calorias simplesmente por estar nela. Citamos também, alguns artigos científicos que comprovam a eficácia da prática dessa atividade física aeróbica.

Você também deve ter lido sobre dicas para fazer um treino de natação para emagrecer mais eficiente, onde te contamos 3 formas de melhorar os resultados e emagrecer rapidamente.

Por último, contamos sobre porquê a natação perde barriga. Ali contamos que além de ser uma atividade física que queima mais calorias, ela também propicia um aumento da resistência e tonificação dos músculos do corpo, principalmente o abdômen.

 

Desejamos sucesso na sua caminhada contra a balança, nós acreditamos que você também pode alcançar seu objetivo.

Comunidade Emagrecer Brasil

Mais que um site, uma comunidade de vencedores!

5 estrelas Emagrecer Brasil
4.8/44 votos

 

 

emagrecer com dieta e reeducação alimentar, isso é saúde no emagrecimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here